Peso Uruguaio

Conheça o Peso Uruguaio


O peso é a moeda corrente do Uruguai. Um peso uruguaio equivale a dez centavos em real.

O peso, tal como o conhecemos, foi introduzido em 1993, após anos de inflação. Antes disso, a história monetária moderna do Uruguai geralmente é aceita para ter começado em 1896, com o país atrelado ao padrão-ouro.

Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema monetário se encontrou em problemas com inflação desenfreada. Isso levou à introdução do novo peso em 1973 (a uma taxa de 1 novo para 1000 de idade). A inflação mais uma vez agarrou o país, com o novo peso substituído pelo peso uruguaio na mesma taxa de 1: 1000 em 1993, e permaneceu em circulação desde então
 

Notas e moedas


A série atual de notas de banco são todas diferenciadas por cores, e apresentam um grupo de uruguaios famosos. Estes incluem Juan Zorrilla de San Martín (o "poeta nacional"), compositor Eduardo Fabini, sacerdote e naturalista Dámaso Antonio Larrañaga, entre outros.

O verso das notas geralmente apresenta marcos, símbolos ou outros projetos de importância para o Uruguai, como God Pan, o monumento de Varela em Montevidéu e a Biblioteca Nacional. Todas as contas compartilham uma marca d'água de José Gervasio Artigas, que é visto como o pai da nação.

A mudança principal com as moedas ao longo dos anos é a eliminação de denominações mais baixas, uma vez que a inflação aumentou, deixando US$ 1 como a moeda de menor valor.

Sob o governo militar nos anos 70 e 80, o peso estava atrelado a paridade do dólar dos EUA. Uma crise posterior forçou o governo a deixar o peso flutuar livremente, o que muitas vezes provocou uma depreciação do valor em relação ao dólar. No meio ao final dos anos 2000, no entanto, o peso realmente conseguiu ganhar força em relação ao dólar, levando alguns a esperar que o peso se tornasse a única moeda prática do país.

Esta estabilidade desejada ainda não aconteceu, com o peso depreciando-se contra o dólar novamente nos últimos anos.
 
Notas Rápidas: Peso Uruguaio / Moeda do Uruguai
Simbolo Peso Uruguaio $U
Código da Moeda do Uruguai UYU
Moedas $ 1, $ 2, $ 5, $ 10, $ 50
Notas $ 20, $ 50, $ 100, $ 200, $ 500, $ 1000, $ 2000
PIB uruguaio (nominal): US$ 58,057 bilhões
Entidade Emissora: Banco Central del Uruguay
 

Tipos de Pesos Uruguaios

 

Peso Uruguaio Comercial


O peso uruguaio é utilizado para realização de fechamento de câmbio que geralmente envolvem operações comerciais de pessoas jurídicas, tais como: Pagamento de importação, Recebimento de exportação, Pagamentos de serviços diversos prestados no exterior, Recebimento por exportação e prestação de serviços no exterior.
 

Peso Uruguaio Turismo


O peso uruguaio é utilizado para viagens internacionais de turistas e viajantes, o mesmo possui um spread cambial mais elevado que o peso peso uruguaio comercial, visto que se trata de um mercado de varejo, que apesar de ter um volume total de venda interessante, possui também um custo implícito na cédulas que literalmente são importadas do exterior por bancos sediados no Brasil que possuem carteira de câmbio, possuindo custo de logística, encargos tributários e ainda ônus competente a segurança necessária para estocagem, custódia e desova das cédulas de moedas estrangeiras.
 

Cotação e Compra Online Com as Maiores Casas de Câmbio Turismo

  • Confidence Cambio
  • Ourominas
  • Multimoney - Corretora de Cambio
  • Codepe - Corretora de Valores
  • Amazonas - Corretora de Cambio
  • Getmoney
  • Gradual Investimento
  • Frente Corretora de Câmbio
  • Monde Câmbio
  • BS2