Libra

Conheça a Libra Esterlina


A libra esterlina hoje (ou a libra) é a moeda oficial do Reino Unido e seus territórios. O simbolo da libra é £, e tem um código de moeda da libra esterlina.

Uma das moedas mais negociadas no mercado de câmbio, atrás do dólar americano, o euro e o iene, a libra é a moeda mais antiga ainda em uso em todo o mundo. A libra hoje também é a terceira moeda de reserva mais mantida no mundo.

A libra é subdividida em 100 pence (p), e é controlada pelo Banco da Inglaterra. Quid é um apelido comum para a libra.
 
Notas Rápidas: Libra Esterlina / Libra Hoje
Símbolo da Libra Esterlina: £
Código da moeda britânica: GBP
Moedas: 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, £ 1, £ 2
Notas: £ 5, £ 10, £ 20, £ 50
Reino Unido PIB (nominal): US$ 3,056 trilhões
Entidade Emissora: Notas Inglesas e Galesas 
- Bank of England

Notas Escocesas:
- Bank of Scotland
- Royal Bank of Scotland
- Clydesdale Bank

Notas Irlanda do Norte:
- Danske Bank
- First Trust Bank
- Ulster Bank
- Bank of Ireland

Notas Dependências da Coroa:

- States of Guernsey
- States of Jersey
- Isle of Man Government
 
 

Libra Notas e Moedas


A libra está em uso desde a Inglaterra anglo-saxônica, onde uma libra de prata era igual a 240 centavos de prata (ou centavos). Na Inglaterra medieval, o pence de prata foi atingido com a mais pura prata disponível. Não até o reinado do rei Henrique II era prata esterlina usada, uma liga de 92,5% de prata e outros metais, como o cobre, para aumentar a durabilidade.

No final dos anos 1600, as moedas de ouro foram introduzidas, muitos outros países só aceitaram prata para pagamento no comércio, levando a uma escassez de prata. Quando o Banco da Inglaterra foi fundado em 1694, o papel-moeda foi emitido para o Reino Unido. Um padrão-ouro foi adotado oficialmente em 1816, apoiando o curso legal.

Em 1940, o governo do Reino Unido fixou a libra ao dólar dos EUA em £ 1 por US $ 4,03, o que registrou uma nova desvalorização após a Segunda Guerra Mundial e o sistema de Bretton Woods.

Para explicar o uso generalizado do banco informático, Decimal Day, 15 de fevereiro de 1971, viu o fim do antigo sistema de libra de 240 pence em uma libra, 12 pence em um xelim, 20 xelins em uma libra. A libra foi apreciada até a crise financeira global em 2008; Depois disso, o Banco da Inglaterra usou flexibilização quantitativa pela primeira vez em sua história, injetando £ 75 bilhões na economia britânica.

Durante 300 anos, o Banco da Inglaterra emitiu as cédulas. As notas são denominadas em £ 5, £ 10, £ 20 e £ 50 e, a partir de 2015, há cerca de 3 bilhões de cédulas de libras no valor de £ 60 bilhões em circulação. Muitas características de segurança enfeitam os notas, incluindo microprintas, hologramas, letras levantadas e muito mais.

A Royal Mint estima que existem quase 30 bilhões de libras em moedas de metal em circulação. As moedas atuais são impressas com uma inscrição em latim, "Elizabeth II, pela graça de Deus, Rainha e Defensor da Fé", e apresentam um perfil da monarca atual.
 

Tipos de Moedas Libras


Libra comercial

A Libra comercial é utilizado para realização de fechamento de câmbio que geralmente envolvem operações comerciais de pessoas jurídicas, tais como: Pagamento de importação, Recebimento de exportação, Pagamentos de serviços diversos prestados no exterior, Recebimento por exportação e prestação de serviços no exterior.

Libra Turismo

A Libra turismo é utilizado para viagens internacionais de turistas e viajantes, o mesmo possui um spread cambial mais elevado que o libra comercial, haja visto que se trata de um mercado de varejo, que apesar de ter um volume total de venda interessante, possui também um custo implícito na cédulas que literalmente são importadas do exterior por bancos sediados no Brasil que possuem carteira de câmbio, possuindo custo de logística, encargos tributários e ainda ônus competente a segurança necessária para estocagem, custódia e desova das cédulas de moedas estrangeiras.
 
Libra Paralela

A Libra Paralela hoje é uma moeda ilegal encontrada no mercado negro adquirida através de atividades ilícitas, sua comercialização é tida como criminosa pelo Banco Central do Brasil podendo resultar em penalidades em quem opera ou compra libra nesse meio.

Cotação e Compra Online Com as Maiores Casas de Câmbio Turismo

  • Confidence Cambio
  • Ourominas
  • Multimoney - Corretora de Cambio
  • Codepe - Corretora de Valores
  • Amazonas - Corretora de Cambio
  • Getmoney
  • Gradual Investimento
  • Frente Corretora de Câmbio
  • Monde Câmbio
  • BS2