Franco Suíço

Conheça o Franco Suíço


Antes da criação do franco suíço, havia muitas moedas diferentes na Suiça. Todos os cantões, bem como muitas cidades e até mesmo abbeis criaram suas próprias moedas - resultando em quase 900 moedas diferentes no total.

Por um período curto no final do século 18, no início do século XIX, a República Helvética introduziu sua própria moeda - embora isso não tenha sido duradouro. Entre 1803 a 1850, as moedas utilizadas na Suíça eram uma mistura de várias moedas cantões e uma maioria de moeda estrangeira trazida pelos mercenários suíços.

Na parte de trás de uma nova constituição, 1850 trouxe um acordo formal (a Lei Federal de Coinagem) que estabelece o franco suíço como única moeda da Suíça; seguindo o que foi introduzido a par com o franco francês.

Em 1865, estabeleceu-se a União Monetária Latina, segundo a qual a Suíça (juntamente com a França, Itália e Bélgica) concordou em amarrar o franco com um valor padrão de ouro ou prata. Depois que o acordo se dissolveu, o franco suíço viu várias estacas e desvalorizações, acabando por se juntar ao sistema de Bretton Woods no final da Segunda Guerra Mundial.

Durante muitos anos, a moeda da Suíça foi considerada estável e segura graças a um grande apoio de reservas de ouro e sem inflação. Embora a moeda não esteja mais vinculada ao ouro a partir do ano 2000, o governo ainda possui grandes quantidades (embora tenha diminuído de 40% para 20% das reservas totais).
 
Notas Rápidas: Franco Suiço / Moeda Franco Suíço
Símbolo do Franco Suíço:  Fr.
Código Monetário CHF
Moedas: 5, 10 e 20 cêntimos, ½, 1, 2 e 5 francos
Notas de banco: 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 francos
PIB Suíço (nominal): US$ 712,050 bilhões
Entidade Emissora: Orell Füssli Arts Graphiques SA (Zürich); 

Swissmint
 
 

Notas e Moedas


O par de moedas (paridade) mais significativo envolvendo a Suíça é USD / CHF, no qual o franco suiço é mensurado em relação ao USD. Este é o único par entre o punhado daqueles que compõem os "Majors" que envolvem a Suíça.

Os Majors são os pares mais vendidos e, portanto, mais líquidos no mercado. Outros pares de moedas significativas envolvendo a Suíça incluem EUR / CHF, GBP / CHF e CHF / JPY, medindo o Franco Suíço Hoje contra o Euro, a Libra Britânica e o Iene Japonês, respectivamente.

Existem seis notas diferentes em circulação na economia suiça, com valor de 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 francos suíços, respectivamente. Cada tipo de nota tem um tamanho, cor e design únicos e homenageia uma figura histórica particular de importância cultural nacional.

Orell Fussli Security Printing Ltd., empresa confiada pelo governo para imprimir notas oficiais, adere a três políticas principais ao produzir moeda: cumprindo requisitos de segurança destinados a enganar falsificadores, o que inclui a alteração de projetos durante o tempo de uma nota em circulação; inculcando durabilidade e diferenciação para tornar as notas fáceis de manusear e distinguir no uso diário; e atendendo demandas e expectativas estéticas.

Além de produzir coleções de moedas comemorativas para turistas e colecionadores, a Swissmint ainda produz moeda moderna e funcional. Os sete tipos de moedas em circulação hoje valem 5, 2 e 1 francos suíços, além de 50, 20, 10 e 5 cêntimos (que são 1/100 de um franco suiço em valor, semelhante ao centavo nos EUA).

Cotação e Compra Online Com as Maiores Casas de Câmbio Turismo

  • Confidence Cambio
  • Ourominas
  • Multimoney - Corretora de Cambio
  • Codepe - Corretora de Valores
  • Amazonas - Corretora de Cambio
  • Getmoney
  • Gradual Investimento
  • Frente Corretora de Câmbio
  • Monde Câmbio
  • BS2