Dólar Neozelandês

Conheça o Dólar Neozelandês


O Dólar da Nova Zelândia, apesar da sua emissão ser de uma economia de médio porte, é uma das moedas mais negociadas internacionalmente representando até 2% de todas as negociações a nível mundial.

O Dólar da Nova Zelândia é simbolizado por NZ $ e tem um código de moeda da NZD. Atualmente, há US $ 5 bilhões em dinheiro e moedas em circulação, e um volume de aproximadamente US $ 105 bilhões em dólares da Nova Zelândia é negociado diariamente no mercado global de câmbio.

A moeda neozelandesa é regulada pelo Banco Central da Nova Zelândia - o Banco Central do País.

As denominações de um e dois dólares são emitidas como moedas e as cédulas possui notas de NZ $ 5, NZ $ 10, NZ $ 20, NZ $ 50 e NZ $ 100. Elas apresentam imagens de figuras nacionais proeminentes, ícones e marcos de um lado, e imagens de cenas de vida selvagem e natureza, por outro.
 
Notas Rápidas: Dólar Neozelandês / Dólar da Nova Zelândia
Símbolo do Dólar Neozelandês: NZ$
Código da Moeda Neozelandesa: NZD
Moedas: 10¢, 20¢, 50¢, $1, $2
Cédulas Bancárias: $5, $10, $20, $50, $100
PIB NeoZelandês (nominal): US$198.118 bilhões
Entidade Emissora: Note Print Austrália, New Zealand Mint
 

Dólar Neozelandês: Cédulas e Moedas


Desde a transição da libra para o dólar, houve quatro séries de notas lançadas, com um quinto a ser publicado no final do ano de 2015.

As duas primeiras séries do dólar neozelandês; apresentaram a rainha Elizabeth II na frente de todas as notas. Durante esse período, as notas de $ 1 e $ 2 foram descontinuadas e os $ 50 foram adicionados.

A série em 1992 foi uma mudança radical, já que a rainha foi substituída em todos, exceto a nota de US $ 20, com os famosos neozelandeses. Estes incluem: Edmund Hillary (primeiro homem a escalar o Everest) nos $ 5, a sufragista Kate Sheppard nos $ 10, o político maori Apirana Ngata nos US $ 50 e o físico Ernest Rutherford nos $ 100.

Outros projetos incluem marcos como Aoraki e o Parlamento, bem como vários pássaros da Nova Zelândia, outros animais selvagens e plantas.

A série atual da moeda da Nova Zelândia foi publicada em 1999 e apresenta os mesmos retratos, mas agora é feita de polímero (como Canadá e Austrália). A nova série que foi emitida em outubro de 2015 (US $ 5 e US $ 10) e abril de 2016 (US $ 20, US $ 50, US $ 100) apresentam os mesmos designs e rostos básicos, mas tem uma aparência atualizada e recursos de segurança aprimorados.

As moedas atuais foram emitidas em 2006 (10 ¢, 20 ¢, 50 ¢) ou em 1991 (US $ 1 e US $ 2). Ao contrário das notas, todas as moedas possuem a rainha Elizabeth II na frente.

Os lados reversos das moedas neozelandesas apresentam pássaros, um navio, esculturas maori, uma montanha e uma samambaia de prata. Em referência ao famoso kiwi (um símbolo para o país, bem como um apelido para as pessoas e a moeda), a moeda de US $ 1 possui o pássaro no reverso. 1 ¢, 2 ¢ e 5 ¢ moedas já não estão em circulação e as transações são arredondadas para cima ou para baixo.

Cotação e Compra Online Com as Maiores Casas de Câmbio Turismo

  • Confidence Cambio
  • Ourominas
  • Multimoney - Corretora de Cambio
  • Codepe - Corretora de Valores
  • Amazonas - Corretora de Cambio
  • Getmoney
  • Gradual Investimento
  • Frente Corretora de Câmbio
  • Monde Câmbio
  • BS2