Câmbio

Corretora de Câmbio

Corretora de Câmbio

Uma corretora de câmbio é uma instituição financeira regulamentada e fiscalizada pelo banco central do Brasil, no site do Banco Central é possível verificar todas as corretoras de câmbio que podem intermediar operações de câmbio e as que podem além de intermediar, podem operar no mercado de câmbio comercial (envio e recebimento de ordens de pagamento até US$ 100.000,00 - Cem mil dólares norte americanos por operação, ou, outras moedas equivalentes).

As corretoras de câmbio atuam ainda com compra e venda de moedas estrangeiras e de cartões pré pagos em moeda estrangeira.

Como funciona uma corretora de câmbio

As corretoras de câmbio tinham a atuação focada na intermediação de fechamentos de câmbio de pessoas físicas e juridicas junto a bancos que estes clientes são correntistas, porém, com a possibilidade de posição próprpia regulamentada pelo Banco Central do Brasil, estas passaram a ter uma CCME - Conta corrente em moeda estrageira, junto a uma institução financeira bancaria, e através desta conta, as corretoras podem tramitar ordens de pagamento em moeda estrangeira viaa SWIFT no imite de até US$ 100.000,00 por operação.

As corretoras de câmbio ainda prestam serviços de registros junto ao Banco Central do Brasil, tais como RDE-IED/ROF/Portfólio, e ainda, alguns censos e declarações junto ao BACEN e a RFB.
Entenda o que é uma Moeda Digital ou Moeda Virtual

As criptomoedas são divisas virtuais que não possuem lastro real, ou tão pouco, são emitidas e garantidas por qualquer autoridade monetária. Por isso não possuem qualquer tipo  garantia parq conversão frente a moedas soberanas, bem como,estão atreladas em qualquer ativo físico ou real de qualquer genero, ficando todo o risco com os detentores.

Diferença moedas digital/virtual x moeda eletrônica

A divisa virtual ou digital não se equipara com a descrição da divisa/moeda eletrônica de que é disposta pela Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e sua normaização via de bases normativas editadas pelo BACEN, de acrodo diretrizes do Conselho Monetário Nacional.

Resguardada na definição das diretrizes regulatórias, tem-se moeda eletrônica “os recursos em reais armazenados em dispositivo ou sistema eletrônico que permitem ao usuário final efetuar transação de pagamento”. Sendo assim, a  divisa ou moeda eletrônica, portanto, é uma maneira de expressar os créditos em reais. Já as entituladas moedas virtuais não são classificadas ou atreladas em reais ou em outras moedas conersíveis ou não, emitidas por governos soberanos.

Preciso de uma instituição financeira para comprar uma moeda
digital/virtual


Sendo as moedas virtuais não emitidas ou regulamentadas por autoridades financeiras, não existe regulamentação pelo governos (com excessão do japão) que enquadre as mesmas como ativos comercializados passíveis de distribuição e/ou intermediação de compra eou venda por intermédio de uma instituição financeira, bancária ou não.

Saiba Mais com o Dicionário de Câmbio

Cotação e Compra Online Com as Maiores Casas de Câmbio Turismo

  • Confidence Cambio
  • Ourominas
  • Amazonas - Corretora de Cambio
  • Frente Corretora de Câmbio
  • Monde Câmbio
  • BS2
  • Albatross Corretora de Câmbio e Valores
  • logo-banco-daycoval-home.png