Como funciona o cartão Travel Money para levar dinheiro para o exterior?

Rate this post

O cartão Travel Money nada mais é do que um cartão de crédito pré-pago internacional que você pode carregar convertendo Reais em moeda estrangeira. É prático e seguro.

Existem múltiplas maneiras de lidar com suas despesas no exterior. As formas mais comuns são o dinheiro em espécie, o cartão de crédito, o Travel Check e, mais recentemente, o cartão Travel Money.

No entanto, é importante saber que cada uma dessas formas de levar dinheiro para o exterior tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é recomendado que você faça um mix com algumas delas a fim de evitar eventuais dores de cabeça e não ficar refém da falta de alternativas.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens das diferentes formas de levar dinheiro para o exterior:

Dinheiro vivo

O papel-moeda, em cash, sobretudo o dólar americano (bem-vindo em quase todas as partes do mundo) é atrativo pela facilidade de manuseio e universalidade. Como se trata da forma mais tradicional de transação, é aceito em todos os estabelecimentos. Sua principal desvantagem, no entanto, é que se for roubado ou extraviado, não tem retorno. Não é à toa que muitos preferem dividir a grana em porções e guardá-las separadamente, ou usar somente para aquelas despesas miúdas.

Cartões de crédito

Os cartões de crédito são os mais práticos, ocupam pouco espaço e contam com um grau melhor de segurança em comparação com o papel-moeda. O problema, no entanto, é que nem todas as regiões e estabelecimentos trabalham com essa forma de pagamento. Na Ásia, por exemplo, em países como China ou Índia, o viajante pode ter dificuldade de encontrar quem aceite pagamento em cartão. Por isso é de suma importância que você faça uma pesquisa cautelosas sobre seu destino antes de apostar nessa modalidade.

visa travel money

Cartão Travel Money

Um dos mais conhecidos cartões internacionais pré-pagos é o Visa Travel Money (Cartão VTM). Este tipo de cartão pode ser usado em qualquer tipo de estabelecimento como hotéis, lojas ou restaurantes, por exemplo, e também serve para realizar saques em moeda local nos caixas eletrônicos Visa/Plus, inserindo o cartão no terminal e digitando uma senha de 4 dígitos.

O Visa Travel Money pode ser recarregado nos caixas eletrônicos que aceitam o cartão, que você pode encontrar no site da Visa. No ato da compra ou pagamento direto nos estabelecimentos, passe o cartão na máquina, escolha a opção Crédito – pois o se trata de um cartão de crédito pré-pago – e digite a senha. Simples.

Através do site de comparação de taxas de câmbio Cambiar.com.br você pode adquirir seu cartão VTM e também fazer recargas em qualquer lugar do mundo. Lembre-se que há a incidência de 6,38% de IOF no ato do carregamento do cartão. Para consultar o saldo, extratos, ou para bloquear/desbloquear o cartão e fazer a troca da senha, acesse o site. Há também apps para Iphone, Android e Blackberry para todas essas funções.

Câmbio favorável

Uma das principais vantagens do Travel Money é que as taxas de câmbio incidem somente no momento da recarga. Ou seja, você não precisa se preocupar com a oscilação do câmbio (só quando for realizar uma nova recarga). Com isso o cliente pode adquirir a moeda estrangeira com antecedência ou quando a conversão lhe for mais favorável.

Dinheiro seguro

Cartões são sempre mais seguros que o dinheiro em espécie. O cliente não perde o saldo remanescente e o plástico é sempre substituível. Em caso de perda ou roubo do Visa Travel Money, o cliente deve contactar imediatamente a Central de Atendimento para efetuar o bloqueio e a solicitação do novo cartão. A partir da 2º perda é cobrada uma taxa de U$ 50.

Taxas

Ao realizar saques em dinheiro em caixas eletrônicos com o cartão pré-pago, há uma taxa (estimada) de U$ 2,50. Outra taxa cobrada é devido à inatividade do produto: se o cliente possuir um valor inferior a 100 dólares e não realizar nenhuma operação com o cartão por um período mais de 6 meses, será abatido mensalmente do saldo o valor de 3 dólares.

Tanto o cartão de crédito como o cartão pré-pago Travel Money tem suas vantagens. Confira.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *