Razões para comemorar o Dia Mundial do Turismo

Câmbio de Moedas Dólar Câmbio Turismo Euro Câmbio Turismo Turismo Viagens e Turismo

Melhor situação econômica, valorização do Real frente ao Dólar e experiências adquiridas fazem do turismo o setor que mais cresce no Brasil.

No dia 27/09 comemoramos o Dia Mundial do Turismo e essa é mesmo uma data para saudar. O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo moderno.

Além de fomentar a economia no mundo todo, particularmente para os consumidores, neste caso melhor chamados de turistas, o turismo representa uma dos principais meios de lazer do mundo. Claro que no dia a dia, as pessoas tem outras opções de diversão mais comuns e corriqueiras, mas de uma forma mais ampla, viajar é o “sonho de consumo” da população mundial.

O aumento do turismo no mundo aconteceu devido a diversos fatores, entre eles a maior importância dada pelas pessoas ao tempo livre e à necessidade cada vez maior de se desvincularem de suas atividades rotineiras e estafantes do dia a dia. Por isso, viajar é o desejo da maioria das pessoas quando as férias estão chegando ou quando há um feriado prolongado. Para os brasileiros, viajar é o terceiro maior sonho, depois de comprar a casa própria e ter um carro, segundo uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal. Entre os mais jovens, viajar é o maior desejo. Segundo o estudo Radar Jovem 2015 feito com 4 mil jovens de todo o Brasil, entre 18 a 29 anos, 69% dos entrevistados destacaram que viagem é o item que mais vale a pena gastar seu dinheiro.

turismo-internacioal

Colecionar experiências e não coisas é uma das principais bases de qualquer palestra motivacional. E não existe melhor jeito de adquirir e desenvolver experiências do que viajando e conhecendo lugares e povos diferentes. Depois de uma viagem, além dos frutos colhidos com o descanso e a diversão, a experiência adquirida ao conhecer realidades distintas muda a visão das pessoas.

Idas e vindas do mercado de câmbio turismo

No Brasil, o desenvolvimento econômico iniciado com a implantação do Plano Real em 1994 e a valorização da moeda quando 1 Dólar valia 1 Real estimulou principalmente o turismo internacional, fez com que as pessoas pudessem planejar viagens e seus gastos mesmo a longo prazo. Mais tarde, a mudança da política cambial e a desvalorização do Real, estimulou o turismo interno quando o país se tornou um atrativo barato tanto para os brasileiros quanto para os estrangeiros.

Depois de experimentar um longo período de valorização nos últimos anos, o choque sentido com a desvalorização do Real em 2015 diminuiu a busca por viagens internacionais. Este ano, apesar da situação econômica brasileira exigir mais cautela por parte do consumidor, o novo cenário proporcionado pela recente recuperação do Real frente à cotação do Dólar vem estimulando novamente o mercado de viagens internacionais.

Hoje, com a cotação do dólar turismo em torno de R$ 3,40 e sem uma perspectiva de mudança nesse cenário, promoções oferecidas pelas companhias aéreas, agências de turismo e hotéis, e também e com as facilidades encontradas para comprar moedas estrangeiras tanto no Brasil como no exterior, o turista brasileiro definitivamente fez as malas e está pronto para conhecer o mundo.

turismo-no-brasil

Crescimento do Turismo no Brasil e no mundo

Segundo a Organização Mundial do Turismo, entre 2005 e 2013, houve um crescimento anual médio de 3,8% no setor. O número de chegadas de turistas de 807 milhões em 2005 em todo o mundo saltou para mais de 1 bilhão em 2013. A expectativa é que em 2020 esse número supere 1,4 bilhão, e em 2030 chegue a 1,8 bilhão.

A infraestrutura interna e a enorme variedade de pontos de visitação fazem da Europa o continente que mais recebe desembarques de turistas, com 57,35% de turistas contra 16,27% da Ásia e Pacífico, 13,52% da América do Norte, 3,85% da África, 3,6% da América Central e Caribe e 2,26% da América do Sul.

No Brasil, o turismo é a atividade do setor terciário da economia que mais cresce, estimulado mais recentemente por eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de 2016. Segundo estudo do Governo Federal, as perspectivas de crescimento do turismo no Brasil até o final de 2016 são positivas. De nove segmentos pesquisados, sete estimam crescimento no faturamento neste ano.

Apesar dos números serem ainda pequenos em relação a números internacionais e ao verdadeiro potencial, a expectativa é que, para as próximas décadas, o setor cresça acima da média mundial.

O crescimento do mercado turístico no Brasil se dá, não apenas por causa do crescente desenvolvimento socioeconômico, mas também à implementação e intensificação da atividade turística no País com o apoio principalmente do setor privado. Muito ainda tem que melhorar para atender o turista cada vez mais exigente, mas estamos no caminho certo.

É por essas e outras, que temos muitas razões para comemorar o Dia Mundial do Turismo.

De acordo com o site oficial da OMT, o Dia Mundial do Turismo celebra-se “para promover a consciencialização entre a comunidade internacional para a importância do turismo e o seu valor social, cultural, político e econômico”. Para nós, turistas inveterados, o que mais queremos é que o turismo em todo mundo se fortaleça e que tenhamos mais oportunidades e condições de viajar. Afinal, parafraseando Fernando Pessoa, “viajar é preciso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *