Como economizar e viajar barato de última hora

planejar viagem de ultima hora
5 (100%) 5 votes

Nem sempre o bolso está preparado quando uma oportunidade de viajar aparece. Por isso é importante seguir algumas dicas e economizar em uma viagem que surgiu repentinamente

Por mais que você se considere uma pessoa organizada, é inevitável: há situações que fogem ao planejamento. Uma decisão de fazer as malas e voar (ou pegar a estrada) para fora do país nunca deve ser desperdiçada, mesmo que tenha sido tomada com pouco tempo. Com disciplina e paciência, é possível viajar barato de última hora.

A primeira coisa que muita gente pensa ao viajar aos “45 minutos do segundo tempo” é que todos os custos tendem a ser mais caros quando não foram traçados com antecedência. Bem, isso não é uma verdade absoluta, desde que se tenha flexibilidade e boa vontade na hora de escolher para onde ir e como fazer o roteiro. E, como o orçamento pode não ser o ideal para a viagem sonhada, tenha atenção à cotação do câmbio. Não desperdice dinheiro e aproveite ao máximo o que o novo destino tem a oferecer.

Defina um destino que permita viajar barato de última hora

Antes de qualquer coisa, a viagem precisa caber no orçamento. Coloque no papel os gastos básicos como passagens, estadia, alimentação e não esqueça de custos eventuais, como presentes, passeios turísticos, táxi etc. Especialistas em gestão financeira alertam que, caso a conta não feche, é preciso ter um plano B, que pode ser encurtar o período do passeio ou mudar o destino.
Caso seja necessária uma adaptação destas na hora de planejar e economizar para viagem, opte por locais em que o câmbio seja mais favorável. Por exemplo, destinos da América Latina em que o real é mais competitivo podem ser a melhorar alternativa para fugir da alta do dólar. Observe também onde é período de baixa temporada, o que diminui a demanda de turistas e alivia os custos.
Depende de quanto você tem disponível para gastar.

A tecnologia é aliada para viajar barato de última hora

Uma dica de especialistas é ter atenção a promoções e ofertas de última hora, seja para passagens aéreas, hospedagem ou até pacotes em agências de turismo – que podem se tornar mais econômicos do que fazer a escolha de cada um dos itens separadamente, além de práticos. Se for uma viagem com crianças, procure por locais em que não haja custo adicional para a estadia delas. Se houver flexibilidade e você se permitir, analise também o custo de hospedagens alternativas, como hostel e imóveis para aluguel a curto prazo.

Para evitar se confundir em função das tantas opções que as empresas oferecem, use a tecnologia a favor. Há aplicativos e ferramentas online que permitem fazer essas pesquisas, reunir as principais ofertas com base em onde e como ir, e quanto se pretende gastar.

Consulte a melhor cotação e compre moeda estrangeira na palma da mão

Acerte também na hora de comparar onde vale mais a pena comprar moedas estrangeiras e não correr o risco de pagar mais caro.

Para isso, o site de comparação de câmbio Cambiar oferece, inclusive por meio de aplicativo, as melhores cotações em casas de câmbio e a possibilidade de comprar euro, dólar turismo e as principais moedas estrangeiras, tudo com o melhor preço. Com o destino e a moeda definidos, troque o seu dinheiro de forma mais vantajosa pela cotação do momento.

comprar dolar

Um método de economizar para viagem é planejar como levar o dinheiro. Tenha uma quantia no bolso, ao menos para o começo. Faça a troca antes, e jamais deixe para fazê-la em aeroportos e rodoviárias, onde a desvantagem da operação costuma ser maior. Para evitar o uso do cartão de crédito, que expõe o viajante à variação da moeda, uma alternativa é o cartão pré-pago, desde que no local escolhido ele seja aceito na maioria dos estabelecimentos.

Viajar em cima da hora requer atenção a uma questão prévia: o seguro de viagem. A contratação de um pode ser uma exigência em alguns lugares. Por isso, o viajante deve se precaver e contratar o seguro com a melhor cobertura em caso de emergência. Caso esteja em contato com uma empresa de turismo, vale a pena contratar por indicação da mesma. Se não, faça uma pesquisa para encontrar uma boa opção por um bom preço.

Mas não se assuste. Tenha atenção aos detalhes que a situação exige e seja feliz conhecendo um país novo, mesmo que de última hora e sem ter de gastar além da conta por isso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *