Cotação da libra continua se desvalorizando um ano depois do Brexit

5 (100%) 5 votes

Nos últimos dias, o valor da libra opera em queda em relação ao dólar, mas continua valorizada frente ao real brasileiro

A incerteza política começou a impactar a libra esterlina há aproximadamente um ano, quando os cidadãos do Reino Unido aprovaram o Brexit, ou seja, a saída da União Europeia. Agora, o poder desestruturado em Westminster e o banco central repleto de divisões cruzadas têm provocado a discussão sobre os rumos da moeda.

Ao fim do primeiro semestre de 2016, a população britânica decidiu em plebiscito que o país não faria mais parte do bloco europeu. Poucas horas depois da decisão, a libra já havia caído 11 % em relação ao dólar.

Desde então, as estimativas de que o Brexit provocaria uma redução no crescimento econômico têm influenciado o valor da moeda. Mesmo se elevando ligeiramente no início de 2017, a cotação da libra hoje está abaixo de UU$ 1,30 menos que os UU$ 1,50 em comparação a antes da decisão do plebiscito.

Valor da libra é resultado de uma economia desacelerada

As eleições de junho abriram espaço para que o Reino Unido mantivesse um “vínculo” com a União Europeia. No entanto, há quem acredite que a primeira ministra Theresa May não terá credibilidade suficiente para negociar um bom acordo.

Enquanto a maior parte da Europa – sobretudo a Zona Euro – busca administrar um superávit e inflação contida, o Reino Unido experimenta pressões inflacionárias e “sintomas” de desaceleração econômica.

O baixo crescimento do PIB e a iminente alta no preço de produtos básicos tem deixado as autoridades monetárias cada vez mais indecisas sobre as taxas de juros. “Eu penso que o Reino Unido terá de enfrentar ventos contrários ao crescimento assim que as consequências do Brexit começarem a pressionar o cenário geral.” – opinou Alan Wilson, gerente de investimentos da State Street Global.

Cotação da libra hoje não assusta investidores

A maioria dos economistas acredita que o Brexit é realmente decisivo para determinar os rumos da libra esterlina em longo prazo.

Com a atual situação política, a tendência é de que a moeda caia ainda mais, no entanto, se houver negociações para um relacionamento bem próximo ao bloco europeu, a cotação da libra pode voltar a se valorizar conforme indicam os analistas. “A libra ainda não está no fundo, mas o Brexit já está deixando o Reino Unido mais fraco.” – ressaltou Marc Chandler, chefe global de estratégia de moeda na Brown Brothers Harriman.

cotação da libra

Em um futuro não muito distante, a trajetória da libra estará suscetível às decisões do Banco da Inglaterra sobre o aumento da inflação e a desaceleração da economia. De modo geral, quando há pressão inflacionária, os bancos centrais elevam a taxa de juros para reduzir o aumento dos preços.

No que se refere aos investidores internos, a expectativa é otimista. Mesmo sabendo que a cotação da libra hoje não é satisfatória para investimentos, muitos acreditam que o Partido Conservador – que venceu as eleições – estimulará a proximidade entre o país e a União Europeia, fazendo a moeda voltar a patamares atrativos para quem busca lucros em câmbio.

Real brasileiro x cotação da libra hoje

Embora esteja operando em queda em relação ao dólar, a libra esterlina continua sendo uma das moedas mais valorizadas do mundo, principalmente quando comparada às moedas latinas. Em comparação ao real, por exemplo, a libra se mantém com cotações que superam R$ 4,00.

Assim, para os brasileiros que desejam viajar para o Reino Unido por motivos de trabalho, estudos ou turismo, as despesas podem ser ainda mais caras do que se viajassem para os Estados Unidos.

Como nem sempre é possível mudar o destino de viagem, o ideal é fazer a compra da libra por meio de um comparador de câmbio como o Cambiar, que permite “rastrear” as melhores casas e taxas de câmbio de acordo com o seu perfil financeiro. Para acompanhar o valor da libra hoje, acesse o Cambiar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *